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terça-feira, 17 de abril de 2012

Bom Negócio

Esse post não é para fazer propaganda, afinal, não estou ganhando nada por isso. Mas como o blog é um diário virtual e relatamos aqui nossas experiências, vou falar como consegui vender meus móveis. Talvés seja uma pequena dica para alguém.

Apesar de conhecer o Mercado Livre, não colocava fé e ainda tenho dúvidas sobre fazer negócios por ele, pois sempre leio casos de pessoas que fazem compras e ao invés de receber os produtos comprados recebem pedras no lugar. Então pensei que como eu não confio, muita gente tbm não deve confiar. Então nem cogitei o Mercado Livre(mas não estou dizendo que ele é totalmente inseguro, se não, não estaria no ar até hoje).

Como moramos somente meu esposo e eu em São Paulo e não temos amigos aqui e nossas famílias moram em Fortaleza e Santa Catarina, não sabia o que fazer com os móveis. Cheguei a pensar em trocar tudo pelo último mês de aluguel do nosso apartamento, assim o ap ficaria mobiliado para o próximo locatário, apesar do aluguel ficar mais caro para ele(mais do que já é), mas nosso locador não é muito simpático, então deixei a ideia de lado. Tbm pensei em doar tudo para uma igreja, mas se tivesse como vender seria melhor, pois ainda temos o custo de pintar o ap antes de sair, vamos pagar os Correios para enviar vários livros para SC, pagar passagens e excesso de bagagem quando formos viajar para nossas cidades antes de ir para o Canadá e outras coisas mais... Então,...

Um dia assistindo TV, vi duas propagandas, uma da OLX e outra do Bom Negócio. Achei que não custaria nada anunciar, afinal, se ninguém se interessasse eu doaria tudo para uma igreja mesmo.

Fazer o anúncio é muito fácil, além de ser de GRÁTIS, só coloquei o que estava vendendo, tirei foto de tudo e coloquei o preço do pacote, pq não poderia fracionar nada, pois corria o risco de ficar alguma coisa sem vender. Fiz isso na sexta feira de Páscoa, como era um fim de semana de feriado, não recebi nenhum contato até segunda feira pela manhã. Recebi vários contatos durante 3 dias e marquei com um casal de virem ver os móveis no sábado seguinte. Eles gostaram e vão levar tudo, mas tudo mesmo, pq vendi as coisas grandes, mas o resto, as coisas pequenas( de cozinha principalmente), vão junto. Depois tive que voltar no site e apagar o anuncio, pois ainda recebia contatos.

Eles vem buscar no fim do mês, depois alguem vem pitar e ainda vamos ficar aqui no ap mais 1dia sem nada dentro( oh vida dura essa de futuros imigrantes!).

A experiência foi boa, pois não era eu que estava comprando e sim vendendo, se estivesse comprando teria mais receio. Se tivesse feito um bazar acho que algo teria ficado sem ser vendido. Tbm valeu por ter conseguido um valor maior do que o valor do aluguel se tivesse feito a troca. Então foi bem válido. Fica a dica.


domingo, 8 de abril de 2012

Visto Americano de Turista

Apesar de não ser uma coisa do outro mundo, é sim, um processo chato, burocrático trabalhoso e caro. Mas pra quem já passou pelo processo provincial do Quebec e está passando pelo processo Federal e de Visto de Trabalho, este é só mais um, já estamos acostumados.

Então, a experiência começa com vc entrando nesse site para achar uma boa data para fazer o agendamento da entrevista do visto. Digo isso, porque durante o dia, as datas vão mudando várias vezes. Quando olhava no começo de março, achava dias que variavam entre março e maio(isso para SP, pq no RJ, Brasília e Recife são mais rápidos). A cada vez que olhava, a data era outra. No mesmo dia, a data mudava de 73dias para 64dias para 49dias para 33dias para 19dias e do mesmo jeito que diminui tbm aumenta. No dia mesmo que marquei, consegui uma data para 7dias depois. O valor do agendamento é r$ 38,00 e pode ser pago online ou por boleto. A pagina de confirmação do agendamento deve ser impressa para apresentá-la no dia da entrevista.

Feito tudo isso, vc entra no site do consulado e preenche um formulário eletrônico enorme, o DS-160, que se for preenchido todo de uma única só vez, vai demorar em torno de 1:30h a 2hs para completá-lo. São tantas perguntas que mesmo vc tendo toda a boa vontade do mundo para querer responder, tem coisas que vc não vai saber, como por exemplo, tem gente que ainda não sabe quando exatamente vai ou onde vai ficar hospedado ou quantos dias ou semanas exatas pretende ficar no EUA. Outras perguntas é se tem parentes no EUA, sobre os pais no Brasil, sobre os últimos empregos e até perguntas se vc já teve participação com genocídios, tráficos, prostituição, terrorismo...E no fim, acrescentar uma foto digitalizado ao formulário. No dia da entrevista tbm é obrigatório levar uma foto 5x7.

Depois é preciso pagar uma taxa de U$$ 140,00 por pessoa em uma agência do Citibank (levar o passaporte ou uma cópia) e o comprovante original do pagamento será apresentado no dia da entrevista.

Com tudo feito, fomos organizar os documentos necessários: extratos bancários, impostos de renda, carta do empregador, ou seja, tudo que comprove que tinhamos condição de bancar a viagem e que tinhamos vínculos com o Brasil que garantisse que voltariamos.

O dia da entrevista: estava marcado para as 10hs da manhã e chegamos as 9:30hs. Tivemos um leve contratempo com o motorista do taxi que não tinha troco em dinheiro. Deixei o marido resolvendo o problema e fui pra fila que estava enorme mais até que andava rápido. Como ele não vinha logo, fiz cara de coitadinha e pedi pra um casal de senhores que estavam atrás de mim, se eles trocariam o $. Eles me deram e eu fui até o taxi. Quando voltei para a fila o casal de senhores já estavam bem no portão para entrar. Devolvi o $ e conseguimos entrar em seguida. Nós só levamos uma pasta com os documentos e mais nada, pois é complicado entrar com bolsa e não pode entrar com celular. Marido teve que ser revistado porque qndo passou com uma moeda de r$ 1,00 no bolso a máquina apitou.

No lado de dentro a fila continuava grande. Alguns funcionários passam falando o que precisa e conferindo para ver se esta tudo em ordem. Eles olham o passaporte, recibo do depósito, foto e a confirmação do pedido de visto, que tem que ser impresso em impressora à laser, senão não lê o bendito código de barra. Na frente do consulado tem um barzinho onde tem acesso à Internet e serviço de impressão. Se não leu o código de barra, danou-se e você tem que imprimir outra vez o documento e ir para o final da fila. O casal de senhores que emprestou o $ tiveram que imprimir a confirmação de agendamento e pagaram r$15,00 por uma folha. Então façam atenção.

Depois da definitiva entrada no consulado, recebemos uma senha e ficamos aguardando um tempão em uma espécie de galpão onde acontece todo o processo. O calor era TERRÍVEL e como a mão fica suada, é meio ruim tirar a impressão digital. Depois fomos para uma outra fila grande para enfim fazer a entrevista. Todas as filas que pegamos andavam rápida, o problema era a grande quantidade de pessoas que estavam na frente.

Enfim, o entrevistador perguntou para onde iriamos e o marido respondeu já informando tbm o que iriamos fazer e quando. Depois perguntou a profissão do marido e pediu a carteira de trabalho. Perguntou se eu trabalhava e depois digitou umas coisas no computador e nos disse que nosso visto de turismo tinha sido concedido. Essa parte foi muito rápida e simples! Acho que foram só uns 2 minutos.

Ai vai pra mais uma fila( tbm grande..rs) para pagar pelo envio do passaporte com o visto para nossa casa. E se gasta mais r$ 21,00 por esse serviço (pago somente em dinheiro ou cheque). Ele chegou bonitinho em casa 8 dias depois. É preciso paciência para tudo isso, ficamos 3:30hs em pé e apesar de ter sido tranquilo, fiquei um pouco receosa de alguma coisa não da certo. Mas no final deu e agora temos até 10anos para fazer visitas a terra do TIO SAM.

PS. Presidente Obama a algum tempo já fala em cancelar a necessidade de vistos para brasileiros.
PS 2. http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/04/eua-tera-dois-novos-consulados-no-brasil-em-bh-e-porto-alegre.html

segunda-feira, 2 de abril de 2012

CAQ pronto

Só pra constar que o CAQ do marido ficou pronto dia 26 de março. Foi muito rápido, apesar de agente não saber exatamente quanto tempo leva para ficar pronto. Marido enviou os documento para a empresa dia 9 fev(quinta) e chegou lá dia 16 fev(quinta), se tiverem dado entrada no dia seguinte, dia 17, foram só 38dias de espera, que bom.

O CAQ( Certificat D'Acceptation du Quebec) é para as pessoas que vão trabalhar na Província do Quebec. É um documento liberado pelo Ministério(MICC) que permite a solicitação do visto de trabalho. Acredito que para liberarem um CAQ para alguem, o MICC faz algumas pesquisas como: Se a oferta de emprego é genuína; Se o salário e condições de trabalho são compatíveis com de outros profissionais canadenses da mesma área; O trabalhador estrangeiro estará preenchendo a falta de profissionais; Os empregadores tem feito esforços para contratar o treinar canadenses para o cargo; O trabalhador estrangeiro irá transferir conhecimentos para os canadenses e outras coisas...

Meu esposo já recebeu um email com o CAQ digitalizado, mas ele está esperando o original chegar pra poder solicitar o visto. Se para ir os documentos levaram uma semana, pra voltar tbm deve demorar uma semana, então deve chegar hoje ou amanhã. Agora ainda tem que preencher mais formulários (todo esse processo de imigração é uma "ruma" de formulários pra preencher).

Apesar de não estarmos nem nervosos nem ansiosos, era bom que tudo se resolvesse ainda esse mês( a previsão pro visto ficar pronto é de 28dias), pois nosso contrato de aluguel e o último dia de trabalho do marido é 30 de abril. Então se tudo der certo mesmo, ele viajará na primeira quinzena de maio. Vamos torcer...

Segundo o dicionario cearense:
Ruma: Um monte. Uma grande quantidade de alguma coisa.