Páginas

terça-feira, 22 de maio de 2012

No meio do caminho tinha um foguete

A viagem do marido ao Canadá foi terrível. Ele pegou um ônibus 7hs da manhã de sexta feira na cidade dele até Floripa, depois um vôo até SP. Chegou lá por volta das 15hs. O vôo que sairia as 21hs só saiu as 22hs. Ele faria uma escala de mais 3hrs em NY, até seguir direto para Quebec e lá chegaria por volta do meio dia de sábado. Mas ninguem contava que no meio do caminho tinha um foguete. A NASA iria lançar um foguete no sábado, o que acabou não acontecendo pq houve algum problema no motor do brinquedinho. O vôo do marido que passava pela mesma rota do foguete teve que ser desviado para Miami. Todas as pessoas que tinham conexões se deram mal.

Foi um apuro para ele. Teve que andar de um lado para o outro do aeroporto gigante, ir até a UNITED, resolver a situação, buscar as malas na esteira, fazer outro check-in, pagar excesso de bagagem(não sei pq, pois ele não tinha os 64kg), fazer um lanche onde ele pediu um refrigerante mas recebeu um café gelado, passou por uma vistoria minuciosa(achou que tivesse que tirar até as calças). Segundo ele, estava sendo bem tratado até dizer que era brasileiro, quando sentiu uma mudança de comportamento por parte das autoridades que fazem vistorias.

A UNITED conseguiu um vôo para ele pela Air Canada passando por Toronto , onde de lá seguiria para Quebec. Ele acabou chegando em Quebec meia-noite, os seja, 12hrs depois do que seria o certo. Lembrando que ele tinha feito toda uma maratona desde a quarta feira  a tarde para conseguir pegar o visto em SP na quinta.

Ele chegou acabado ao hotel, o motorista do taxi não tinha troco e ele acabou tendo que pagar um valor a mais pela corrida. Chegou faltando poucos minutos para o escritório do hotel fechar. Só o que faltava era ele ter que dormir no sofá do hall de entrada do hotel(rs).

No domingo ele não me deu noticias. Somente na segunda ele foi a um Mc Donalds com wifi e pode me contar toda a sua aventura. O importante é que chegou e está se virando sozinho, mas bem que eu gostaria de está lá junto com ele. Em breve estarei...

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Visto de trabalho...

Não sei se ficou bem claro em meus posts anteriores que meu esposo e eu estávamos participando de 2 processos: um de imigração de Residente Permanente(desde junho de 2011) e outro do Visto de Trabalho(iniciado de fato em 5/abril/2012). O visto de trabalho era somente para meu esposo, e eu fiquei de fora por não poder acompanhá-lo nesse primeiro momento e, caso não fique pronto o RP antes de eu ir, terei que ir com visto de turista e esperar pelo RP lá.

Como sempre, eu fui pessoalmente da entrada no visto de trabalho do meu esposo no escritório do VAC. Foi tudo tranquilo e parecia estar tudo certo. Eles dão um prazo de 28dias para o visto ficar pronto. Mas o pedido de exames médicos, que é obrigatório, demorou a ser emitido, então ja sabíamos que a emissão do visto trab tbm iria demorar, e além disso, ainda pediram atestados de bons antecedentes, prova de experiência profissional da área que ele vai trabalhar lá e prova do contrato com a empresa.

Marido tinha ido a consulta médica dia 13/abril, mas demorou a fazer os exames. Enfim, qndo ele foi buscar os exames feitos, para entregar ao médico enviar para Ottawa, tanto o seu nome estava errado nos exames como o laboratório tinha perdido a requisição do médico. Marido não se exaltou, mas disse que entraria na JUSTIÇA se os exames não fossem refeitos com o nome correto dele e tbm se o laboratório não pagasse o taxi de ida e volta até o médico para pegar outra requisição e se o laboratório não fosse deixar os exames no médico, pq ele mesmo não teria mais tempo de fazer isso. E ainda se ele tivesse que ficar mais um dia em SP pra resolver isso, eles tbm teriam que pagar o hotel e uma nova passagem para SC pois ele já tinha comprado.
A gerente do laboratório resolveu tudo e disse que ele tinha sido muito calmo por não ter nem levantado a voz. Mas ela não sabia que ele já tinha o endereço do fórum mais próximo.

Resolvido isso, os exames só chegaram no Canadá dia 07/maio. Como ele tinha comprado a passagem para o Canadá dia 18/maio( a empresa insistia que ele fosse o quanto antes), achamos que não daria tempo e ele teria que ver outra data, o que seria um custo muito alto. Mas o visto ficou pronto dia 16/maio. Apesar de ser uma nóticia boa, não daria tempo de chegar em casa antes da viagem. Resultado: Marido teve que viajar toda uma noite/madrugada de ônibus para ir a Sp buscar pessoalmente o passaporte com o visto, mas voltou para SC de avião.


E agora, nesse momento que estou escrevendo, ele deve está entrando no avião rumo ao NORTE... Que o Senhor te acompanhe meu amor, e nos dê a certeza que tudo dará certo. AU REVOIR mon amour...

quarta-feira, 9 de maio de 2012

IN-PROCESS / EN COURS

Desde que olhei a primeira vez, em março, que o nosso processo estava registrado no E-CAS, nunca mais tinha olhado. Mas como teria que mandar um email para o consulado para que fosse atualizado nosso novo endereço, pois mudamos de cidade e de estado, fui olhar ontem o n° de demanda, para colocar no email, para que eles pudessem localizar nosso processo. E quando olhei, fiquei surpresa de eles terem atualizado nosso status, que antes era Received e agora mudou para In-Process/En Cours.
Eles atualizaram dia 30/Abril.

Mas quero explicar que o marido tinha feito a solicitação(não lembro quando foi) para que nosso processo se tornasse prioritário pelo fato de ele já possuir um emprego em Quebec. Ele enviou um email fazendo a solicitação mas não recebeu resposta nenhuma. Se não tivessemos nos mudados não saberiamos até hj que o status tinha sido atualizado no E-CAS.

Agora é só esperar mais um pouco e torcer para que eles atualizem o endereço novo antes de enviar o pedido de exames médicos para o endereço errado.

sexta-feira, 4 de maio de 2012

Como foi morar em São Paulo?



Av Paulista
A maior cidade do Brasil, que está acostumada a receber todos os tipos de gente, recebeu em 2009 uma cearensezinha. No começo eu tive um pouco de medo de me perder naquele mundo de prédios altos. Achava que nunca conseguiria andar sozinha pela "selva de pedra", mas tive uma grande ajuda do meu amigo Google Street, que nunca falhou. Não era muito de sair de casa, mas quando precisava recorria a ele e chegava exatamente onde queria. Meus 3 primeiros meses na cidade foram todos praticamente dentro de casa, até que descobri que o ônibus que passava enfrente de casa cruzava Av Paulista e gostei de passear pelas calçadas largas de lá desde a primeira vez, olhando os prédios da TV Gazeta, Casa das Rosas, a entrada da ex mansão da família Matarazzo, o prédio da Fiesp, prédios dos bancos, o MASP, Banco Central, Conjunto Nacional e tantos outros prédios bonitos(adoro olhar fachada de prédios).
O problema era enfrentar o trânsito doido daquela cidade. Algumas vezes chegava a ficar 1h dentro do ônibus para andar pouco mais de 2km. Todo começo de noite , olhava pela minha janela para a Marginal Pinheiros e não desejava de jeito nenhum estar na situação daquelas milhares de pessoas naqueles milhares de km que batiam recordes todos os dias. O que nos salvava um pouco é que meu esposo e eu morávamos perto da Estação de trem do Morumbi, então, nossas viagens ficavam mais rápidas, porém muito desconfortáveis, devido a grande quantidade de pessoas e, depois que eu cai(ver aqui), procurava ao máximo fugir do trem ou metrô no horário de pico. E quando chovia então, a cidade praticamente parava. Sinto pena das pessoas que ainda vão continuar passando por isso por muito tempo.

São Paulo é uma cidade que vc ama ou vc odeia. É fácil encontrar um misto de sociedade e realidade. Morar lá tem suas vantagens e desvantagens.Tem muita coisa boa e muita coisa ruim.  Vc é capaz de ver milhares de pessoas diferentes por dia e não conhecer ninguém e ter a certeza de que nunca mais vai ver essas pessoas na vida. As vezes é difícil até de andar a pé. Tudo pode ser muito caro ou muito barato. Da pra gastar um bom dinheiro nas lojas da rua Oscar Freire ou gastar bem menos nas lojas do Bom Retiro e do Brás, onde eu comprava algumas vezes.

Antes de morar em São Paulo, assistia na Tv sobre fazer compras na 25 de março e imaginava que lá tivesse de tudo mesmo e, realmente tem muita coisa, mas sinceramente, não sei pq, não gostei de lá e só voltava quando alguma visita que recebia me pedia para levá-la até lá. O que eu gostava mesmo era depois de sair da 25 de março e ir comer o sanduichão de mortadela ou bolinho/pastel de bacalhau no Mercadão, que são deliciosos e ainda aproveitava para experimentar alguma fruta exótica. Falando em pastel, tbm tive oportunidade de comer o melhor pastel de feira de São Paulo 2009/2011(na Barraca da Maria na praça Charles Miller) e já que estava lá, em frente fica o estádio do Pacaembu, onde tem o Museu do Futebol, que é um passeio bem legal, mesmo pra quem não é fã mas gosta um pouco de futebol.


Liberdade
Quando se pensa em São Paulo, se pensa logo em muito trânsito e muita violência, mas São Paulo tem tbm seu lado cultural, seus museus, suas diversidades, seus bairros caracteristicos. Não tive oportunidade de ir no Bexiga, na Moóca, mas visitei a Liberdade(bairro japonês) e fiquei encantada com a feirinha na praça nos fins de semana(e como tem gente não japonesa por lá) e com a rua enfeitada com luminárias típicas e tbm não conhecia e gostei muito de comer o Tempura(acho que era arroz frito com legumes e camarão).
Museu do Ipiranga
Continuando a falar de cultura, o Museu do Ipiranga e o seu jardim maravilhoso eu simplismente achei o melhor de todos, é uma verdadeira aula de historia do Brasil, além de lindo. Passear pelo Ibirapuera, tbm é bem legal e ver as várias exposições de grátis que sempre tem por lá, e na época do natal as árvores ficam todas iluminadas e assistir a apresentação da dança das águas e as projeções no lago são lindos tbm.

Parque ibirapuera
Mas conservar tudo isso não deve ser fácil, a sociedade tem muito que aprender a conservar essa cidade. Tudo depende das pessoas. Eu via muita, mas muita gente mesmo mal educadas. As pessoas não conseguem entender que o lixo que elas jogam na rua são o motivo das casas delas alagarem qndo chove ou as ruas, piorando assim o trânsito como falei mais acima. Olha, pra ser gari em São Paulo, a pessoa tem que ser ninja, pq lixo na rua é o que não falta.


Acho que não cheguei a achar São Paulo tão ruim pq sabia que não era defitivo era só passageiro, sabia que logo sairia de lá para um lugar melhor. Então decidi ignorar as coisas ruins. Lógico que tinha medo de alguma violência, fazia atenção mas não era exagerado; tbm tentei me acostumar com as pessoas paradas do lado esquerdo da escada rolante sem dá espaço para outros passarem(se não tiver gente eu não consigo ficar parada na escada rolante); relevei as grosserias e antipatias de alguns que estavam para atender as pessoas com respeito mas não o fazia - era só reflexo de uma vida desagradável; não era legal ver tantos mendigo pelas ruas, principalmente depois que tentaram acabar com a cracolândia, mas sinceramente acredito que eles querem mesmo morar nas ruas, pq a prefeitura tem programas para eles, mas eles continuam pelas ruas, então o jeito é continuar olhando para eles; e tantas outras coisas que era melhor mesmo ignorar.

Não gostaria de morar definitivo naquela cidade, a experiência não foi das piores mas tbm não foi das melhores; foi só uma experiência. São Paulo pode virar uma cidade encantadora, mas é preciso mais trabalho. Cada uma de nossas experiências nos ajuda de alguma forma. Pode ser que ter morado em São Paulo nos ajude a conseguir viver em qualquer lugar. Morar no Quebec concerteza deve ser mais f'ácil!!! E vamos ao nosso objetivo...