Páginas

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

A Missão TI


Todos os dias, sempre olhando vários blogs, comunidades, reportagens, sites relacionados a imigração, fiquei sabendo que em outubro de 2011, haveria uma Missão TI aqui no Brasil, já sabia que existia isso, mas na França, nada mais que natural, pois na França se fala francês(ohhh), porém essa missão aqui no Brasil era novidade, seria a primeira.

Essa Missão TI, acontece quando várias empresas do Québec se juntam e vão tentar selecionar profissionais em outros países. Fomos pesquisar no 1888mevoila e estava lá todas as informações, a lista das empresas e as vagas ofertadas. Marido que gosta de jogos, logo se empolgou com a Ubisoft, mas depois de olhar todas as vagas de todas as empresas, viu que não tinha o perfil para quase nada que pediam. Mesmo assim resolveu enviar o CV. E foi pré-selecionado. Enviaram um questionário que ele respondeu e enviou de volta. Ele foi selecionado para uma entrevista.

A entrevista foi em um hotel na região central aqui de São Paulo com uma pessoa do RH da empresa CGI e a vaga que ele estava concorrendo não era para nenhuma disponibilizada no site. A ironia é que fazia 2 meses que ele tinha sido praticamente obrigado(pois não queria) a tirar a certificação da plataforma para o qual foi selecionado pela CGI. Já em novembro ele realizou mais 2 entrevistas com diretores técnicos da CGI, via skype, e ficamos aguardando.

Em dezembro, enviaram um teste prático com 5 problemas para ele resolver e enviar em 24hrs. O teste foi enviado as 11:30 da manhã de uma quinta feira. Marido pediu dispensa do trabalho e chegou em casa as 13:30 pra começar a resolver. E ele ficou o resto da tarde e a noite inteira resolvendo as questões. Entrou na madrugada de sexta feira(eu acordei várias vezes durante a madrugada preocupada por ele ainda estar ali) e pela manhã ainda estava empenhado resolvendo as questões. Terminou por volta de meio dia.
Depois disso tudo ainda teve que ir trabalhar sem descansar. Quando chegou em casa a noite era umas 20hrs, dava pra ver que ele estava muito cansado. Vomitou e disse que estava com muita dor de cabeça. Tomou um banho, comeu e foi dormir super rápido. E dormiu muito. Até as 15hrs da tarde do sábado ele ainda dormia.  Ele tinha se esforçado bastante e me deixou muito orgulhosa.

Ficamos esperando a resposta que seria dada na semana seguinte. Eu não sou ansiosa e o marido muito menos. Para ele parece que nada estava acontecendo. Mas eu esperava logo uma resposta que não veio nada rápido e eu pedia pro marido enviar um email e perguntar sobre a situação e ele demorou 3 semanas para fazer. A resposta veio mais de 1 mês depois. Marcaram pra conversar pelo skype e o marido numa tranquilidade só.  Todas as vezes que marcaram pelo skype eu saia de casa. Descia pra ver TV na lavanderia do prédio, mas ficava só olhando no relógio. Até que o marido desceu e me disse na maior calma que TUDO TINHA DADO CERTO e que a empresa iria mandar o contrato de trabalho pra ele assinar em poucos dias. Fiquei muito feliz, pois isso adiantaria nosso processo e poderiamos ir mais rápido para o Québec e ainda mais com ele empregado.

A CGI é uma grande e boa empresa pra se trabalhar no Québec. Marido já tem contato de um outro brasileiro que já trabalha lá e através dos blogs já conheci algumas pessoas que também foram contratadas pela mesma empresa e até no mesmo dia da primeira entrevista, porém não vi ninguém que tenha sido tão demorado assim. Alguns já receberam o CAQ(Certificado de Aceitação do Québec), outros ainda estão esperando mas já estão perto de receber e o do marido ainda vai ser dado entrada. Deve demorar aproximadamente uns 40 dias. Depois disso é necessário dar entrada no visto de trablaho que deve demorar mais 1 mês pra ficar pronto.

Estamos tranquilos esperando pelos próximos passos. A primeira etapa foi ultrapassada e virão as próximas.

4 comentários:

  1. Parabéns! Eu passei pelo mesmo processo e começo na CGI em maio. Boa sorte e nos vemos lá.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, também fui aprovado pela CGI, até o momento esperamos o CAQ chegar.
    Você também está indo para Ville de Quebec?
    Li no post que vocês fez uma especialização que te ajudou a ser contratado. Você poderia dizer qual foi? Curiosidade para conhecer melhor o mercado de lá. É sempre bom se preparar para o que vem pela frente.

    Boa sorte a todos nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi francês com farinha, obrigada. Sim, estamos indo pra ville de quebec. Meu esposo já trab a um bom tempo com shairepoint, mas a empresa que ele esta trab agora(acho que é prestação de serviço/tercerização), exigiu da empresa que ele é realmente funcionário, que ele tirasse essa certificação. O certificado acabou ajudando.

      Excluir