Páginas

terça-feira, 13 de março de 2012

As Regiões da Ville de Quebec

A história das regiões de Quebec vem se transformando desde 1976 com as reunificações municipais. Um novo reagrupamento aconteceu em 2002 e por último, outra em 2009, onde hoje existe em Ville de Quebec, 6 Arrondissements(distritos), cada um com suas caracteristicas específicas que se distinguem por seu ambiente sociodemográficas, e todos oferecem uma gama de serviços e diretos à população.
 
Arrondissements de Québec jusqu'au le 31 octobre 2009

 

 Arrondissements de Québec depuis 1 novembre 2009


1 - Beauport: Está situado mais ao leste da cidade, ao sudoeste segue as margens do rio Saint-Laurent até as Cataratas Montmorency. Cuidadosamente conserva vestígios de seu nascimento em sua paisagem urbana. Seus bairros históricos, contém alguns 550 edifícios de interesse histórico. A região é dividida em 5 bairros, mas somente os 2 primeiros tem nomes oficiais:

1. Quartier du Vieux-Moulin                    
2. Quartier des Chutes-Montmorency
3. Quartier du Vieux-Bourg
4. Quartier Saint-Michel
5. Quartier des Laurentides

Passear por lá é ver casas ancestrais desde os tempos da Nouvelle-France até hoje. A natureza da região também não fica para traz. É um bom lugar para se viver. Os preços dos imóveis são intermediários. A tendência é de ter apartamentos em condomínios, enquanto nos demais predominam as casas. Porém, é uma região distante do centro e dos comércios. O terreno é bastante íngreme dependendo da região específica. É uma região de altos e baixos. Para ir de um lado a outro é preciso vencer grandes declividades do terreno. A incidência de vento é intensa em qualquer lugar desses, pois é próximo ao Rio São Lourenço.

2 - Charlesbourg: Inicialmente era a terra de jesuitas. Até hoje são terras agrícolas, as fazendas são prosperas e a Rue du Vignoble ainda se impõe, são 1,4km rodeada de casas ancestrais. Pode-se visitar as vinhas de Bourg-Royal, com os mercados de vinhos e sidras. Atravessando a Rivière du Berger, o Parc des Moulins é um oásis de vegetação em áreas urbanas. Hoje possui 6 bairros, somente os 2 primeiros possuem nomes oficiais:

1. Quartier Notre-Dame-des-Laurentides
2. Quartier des Jésuites
3. l'ancienne ville d'Orsainville
4. l'ancienne municipalité de Charlesbourg-Est, aussi appelée Bourg-Royal
5. située à l'ouest du boulevard Henri-Bourassa, entre le Corridor des Cheminots au sud et le boulevard Jean-Talon au nord
6.  l'ancienne paroisse Saint-Rodrigue

Os valores dos imóveis são intermediários. É também mais afastado do centro, sendo constituídos basicamente por condomínios de apartamentos. É uma região mais baixa da cidade e a predominância de ventos é pequena.

3 - La Cité-Limoilou: compreende a parte central da cidade e a cidade velha e seu bairro histórico. Inclui os territórios da cidade alta e cidade baixa. É o centro da cidade de Quebec, com muitas organizações políticas, institucionais e econômicas. A revitalização do bairro Saint-Roch particularmente tem ajudado a atrair várias instituições, incluindo a Universidade de Quebec, a École nationale d'administration publique (da ENAP), Télé-Université, o Institut national de recherche scientifique (INRS), a escola de Artes da Universidade de Laval e várias empresas de alta tecnologia como Ubisoft e CGI. Em toda a região exite muita atividade comercial e industrial. O Tribunal de Justiça, a prefeitura e o Parlamento estão incluídos dentro das fortificações da cidade velha, não é apenas o berço da cidade, mas também a origem da Nouvelle-Françe. A cidadelas, as casas ancestrais de pedra, são lugares  históricos... rico é o patrimônio da cidade velha. Tudo isso ganhou o reconhecimento da UNESCO como a jóia do patrimônio mundial, em 1985.  Essa região é dividida em 9 bairros. Cada um tem sua história, sua arquitetura e uma identidade distintiva e corresponde a 21.85% do total da população da cidade :

1. Lairet
2. Maizerets
3. Montcalm
4. Saint-Jean-Baptiste
5. Saint-Roch
6. Saint-Sacrement
7. Saint-Sauveur
8. Vieux-Limoilou
9. Vieux-Québec–Cap-Blanc–colline Parlementaire

Até final do sec 19°, Limoilou era totalmente rural e foi incorporada a Quebec em 1909, quando as ruas passaram a ser caraterizadas pelo mesmo modo americano, por números. Possui ruas alinhadas com casas encantadoras do pós-guerra com edifícios de tijolos, de três andares, escadarias ornamentadas e galerias em ferro forjado,  belamente ajardinado, parques urbanos, edifícios resolutamente modernos e herança que remonta ao início da colônia.
Uma grande parte da vida cultural da cidade situa-se em Cité-Limoilou. Existem 13 museus, 17 salas de teatro e performance, 25 centros de interpretação, art 35 galerias, oficinas de 150 artistas, 83 organizações culturais profissionais e muito mais.A riqueza do patrimônio religioso é impressionante: 13 igrejas são classificadas "patrimônio de elevado valor" e 4 outros têm o estatuto de "monumento histórico".Cité-Limoilou também está sujeito a uma série de eventos festivos e culturais, incluindo o Festival de Verão essencial de Quebec e o Carnaval de Inverno do Quebec. O distrito tem também significativa infra-estrutura para esportes e recreação, tais como o Colisée Pepsi, o estádio municipal, o campo de Maizerets, o rinque de patinação de d'Youville local e o sítio de Pointe - para os esportes de Inverno ao ar livre. A população também é servida por vários centros de recreio onde muitas atividades são realizadas. Mais de 65 organizações de apoio comunitário e 196 agências de lazer estão abertas.Com suas pistas, seus muitos parques, a proximidade do Rio Saint-Charles, La Cité-Limoilou é um ambiente verdejante conducente a uma vida urbana saudável e vibrante.

4 - La Haute-Saint- Charles: Fica na parte superior da bacia hidrográfica do Rio Saint-Charles. No Lago Saint-Charles há  água potável para cerca de 50% da população da cidade de Quebec. Nessa região fica a reserva indígena Wendake. Os bangalôs são típicos das áreas residenciais da década de 1950 e na sequência que cercam os centros históricos e os preços dos imóveis são intermediários.  É uma região mais irregular, predominando as coxilhas com altos e baixos; a incidência de vento é moderada (afastados do Rio São Lourenço). É uma região distante do centro e dos comércios, porém, é uma região onde o turismo é significativo ao redor do rio Saint-Charles e suas trilhas. Está dividido em 5 bairros:

1. Loretteville
2. Lac-Saint-Charles
3. Des Châtels
4. Saint-Émile
5. Val-Bélair

5 - Les Rivières: É a região mais central da cidade.  Tem esse nome porque o rio Saint-Charles e dois afluentes do Rio Berger e Lorette o atravessam. Foi em 1950 que surgiram as características urbanas. Combina o passado e presente, ambientes naturais e paisagens urbanas, tranquilidade e emoção. O território tem mantido os traços do seu passado rural. Até hoje, o povo de Quebec pode descobrir grandes áreas naturais, incluindo o Parque Chauveau, Parque des Saules (Willow Park), o Parque l’Escarpement, parte do Parque linear do Rio Saint-Charles e alguns outros 50 parques. A região é dividida em 3 bairros:

1. Vanier
2. Neufchâtel-Est–Lebourgneuf
3. Duberger–Les Saules

No bairro de Lebourgneuf, especificamente sur la côte des Érables e da rua De Grandmaison, existem 15 casas e 20 prédios como granjas, estábulos e celeiros que são testemunhas da colonização do sec 18°/19°. Em Maio de 2007, este sector foi o primeiro a ser reconhecido como Patrimônio da humanidade no território da nova cidade de Quebec. A qualidade da conservação dos lugares dá ao bairro uma herança, valor arquitetônico e histórico inestimável.
Na região está o maior parque verde da cidade. Atravessado pelo rio Saint-Charles, Parque Chauveau oferece aos visitantes um ambiente natural excepcional. Suas instalações permitem a prática de diversas atividades ao ar livre e lazer. É maior do que as planícies de Abraham. Ele inclui quatro campos de futebol natural, áreas, jogos para crianças, cyclo-trilhas e trilhas de esqui cross-country. Um único no Quebec, com uma estrutura de madeira, indoor soccer. Também possui um grande parque industrial, comércial, cultural e religioso.

6 - Sainte-Foy-Sillery-Cap-Rouge: O distrito é considerado a porta de entrada para Québec, especialmente devido à presença do aeroporto e das pontes Pierre-Laporte e Quebec. Nos últimos anos experimentou um desenvolvimento empresarial e econômico forte e diversificada (shopping centers, hotéis), institucional (Universidade de Laval) e saúde. Situados as margens do rio Saint-Laurent, permitindo a prática de diversas atividades: caminhada, ciclismo, canoagem. É um bairro com habitações caras, as casas custam mais de CAD$ 1 milhão em Cap Blanc; Sillery e Ste-Foy pode-se conseguir casas razoáveis entre CAD$ 200 e 400 mil. Há uma pressão sobre a região de Sillery no sentido de ocupar o terreno com construções novas (condomínios), mas já foram feitas duas votações e a população do bairro rejeitou a ideia. O terreno nessa área é em sua maior parte plano, e fica sobre um platô. A incidência de ventos é constante durante todo o ano. Nessa área tem-se acesso fácil a centros de compras, à Universidade Laval e ao centro de formação profissional de Ste-Foy, entre outras facilidades (acesso ao centro da cidade). As linhas de ônibus mais rápidas e menor intervalo de espera passam pelo bairro, geralmente passando pelo Chemin Ste-Foy, pela Boulevard Laurier e pela Grande Alée.  Possui 7 bairros:

1. Cité-Universitaire
2. Sillery
3. Saint-Louis
4. Du Plateau
5. Pointe-de-Sainte-Foy
6. Aéroport
7. Cap-Rouge

6 comentários:

  1. eu queria morar em St. Foy. Pena que tenho bom gosto, mas não tenho dinheiro, não sabia que lá as casas eram mais caras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,
      Mas vc pode morar lá sim, acredito que existam alugueis mais em conta. Agora, quanto a comprar uma casa é só depois de muita pesquisa.
      Gostei mto da região les Rivières, mas pra morar mesmo será em cité-limoilou ou Sainte-Foy-Sillery-Cap-Rouge, mas o bairro ainda não decidi.
      Obrigada por aparecer por aqui...

      Excluir
  2. Belo post!
    Bastante informações, muito útil!
    Você por acaso tem informações assim sobre Montréal?
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom gostou do post. Quando comecei a fazer, pensei que cada região dessa fosse um bairro, só depois descobri que em cada região existiam vários bairros.
      Qndo pensava em morar em Montreal, tinha mtas informações, fiz um apanhado e coloco lá no seu blog. Os bairros que mais me interessaram lá foram Verdun e Angrignon(final linha verde metro) mas existem outros fantanticos...
      Abraço

      Excluir
  3. Olá desejo imigrar para Ville du Québec com meu esposo e filha de 2 anos. Ao que me parece Limoilou seria a melhor opção, próximo de tudo, escolas, hospitais. Você indicaria outra região. E pode me dizer se e um bom lugar para se trabalhar como enfermeira? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
  4. Olá desejo imigrar para Ville du Québec com meu esposo e filha de 2 anos. Ao que me parece Limoilou seria a melhor opção, próximo de tudo, escolas, hospitais. Você indicaria outra região. E pode me dizer se e um bom lugar para se trabalhar como enfermeira? Obrigada!!!!

    ResponderExcluir