Páginas

quinta-feira, 8 de março de 2012

Será o fim do processo de imigração?

BEM ESPERAMOS QUE NÃO,

Hoje no Canadá, é noticia nos jornais, o processo de imigração, ou melhor, o backlog da imigração( a demora na finalização dos processos). Alias, esse assunto não está sendo noticia a partir de hoje, mas já vem de alguns meses.

O Ministro da Imigração Jason Kenney, disse em um discurso ontem, que tem sobre sua mesa, todas as opções para acabar com esses atrasos enormes no sistema de imigração, inclusive entre as opções, a possibilidade de anular mais de 1milhão de pedidos que estão na fila a espera de serem avaliados, dos quais, 460mil na categoria de trabalhador qualificado. Ele falou que não tomou nenhuma decisão ainda, mas está pensando em seguir o exemplo da Nova Zelândia que eliminou o seu processo de imigração em 2003.

Pelo que entendi, a quantidade de pessoas hoje, que estão a espera dos vistos, é suficientes para alcançar a meta de trabalhadores qualificados dos próximos 5anos. Porém, para que o ministro consiga eliminar os processos que estão em andamento hoje, teria que ser feita e aceita uma nova legislação.

Outra coisa que tem se mostrado, é a intenção do ministro de acelerar o processo dos recentes aplicantes a frente dos que estão esperando a 16/18/20 meses. O que tem parecido ser mesmo verdade, pois os últimos aplicantes do Brasil não reportam mais seus documentos para o Consulado em São Paulo e sim direto para o Canadá. E esses já tem recebido informações importantes como o N° de protocolo para verificar como está o andamento do processo, enquanto outros aplicantes anteriores ainda não o possui.

O ministro quer dar mais autonomia para as províncias escolherem seus próprios imigrantes, mas o Quebec já faz isso e mesmo assim não está livre da demora. Ele disse que não é justo fazer as pessoas esperarem anos, então como ele faz uma coisa dessas? Esses 1milhão de pessoas estão com suas vidas paradas esperando por algo que pode não acontecer. Realmente isso é sério, pois está mexendo com sonho de muita gente, mas vamos torcer que não se concretize.


Fonte: The Globe And Mail
               CTVNews

4 comentários:

  1. Nossa muito estranho, eu nunca li nos blogs sobre esse atraso prá subir, tanto que a mulher no BIQ ficou surpresa... Mas faz oq esse povo mal amado kkkkk

    ResponderExcluir
  2. Ahh e sobre seu post, que loucura, e pelo oq falam esse ministro faz mesmo oq fala o.O
    Ainda não dei entrada no processo mas imagina a angustia de todos =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poder pra fazer ele tem mesmo, mas espero que ele use as outras opções que ele tem, ao invez dessa tão radical. Pq tirando as outras classes, são 460mil trab qualificados que podem levar mtos benefícios para o Canadá. É uma massa jovem que substituirá a que está pra se aposentar, ou seja, eles precisam repor esse n°.
      Vc ja deu entrada no visto de trabalho? já recebeu o CAQ?
      Não sei se pode, mas qndo vc enviar os documentos do federal pro canada, manda tbm uma copia do seu contrato de trabalho junto com uma carta explicando;talves eles coloquem seu processo prioritário, se já não for.

      Excluir
  3. Ainda não recebemos o CAQ, tá demorando demais, dá um nervoso neh, mas fazer oq, todos esses processos são de deixar a gente louca!
    Ainda não mandamos o federal, quando mandarmos faremos isso sim ;)
    Bjsss e obrigada

    ResponderExcluir