Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

A porta está fechando...

Depois das declarações do Minístro da Imigração do Canada sobre o backlog quando disse que até poderia anular os processos que estavam em andamento, Agora vem notícias não muito boas do Quebec, pois foi anunciado o novo orçamento para 2012/13 impactando assim no processo de imigração do Quebec.


A mais leve (não limita ninguém mais mexe no bolso - o que não é bom) é sobre o aumento de 85% do valor das análises dos dossiês, que passará de 406$ CAD para 750$ CAD a partir de 1° de abril. Justificado para contratação de mais pessoal para o ministério(MICC), pois existe cerca de 85mil processos pendentes esperando análise, um trabalho de 4anos. Porém o governo quer continuar aumentando o ingresso de imigrantes(grupo 1 explicado mais abaixo) na província, para suprir o número de profissionais que estão envelhecendo e se aposentando, e será investido tbm em ajuda para integração dos imigrantes no mercado de trabalho. Lembrando que além da etapa provincial ainda existe encargos no processo federal: 550$CAD para análise e solicitação do visto + $$$(consulta e exames médicos) + 550$ CAD para emissão do visto.


A  mais pesada é sobre restrições ao número de imigrantes. Em resumo:
Grupo 1: Candidados que morem ou estudem ou estejam próximos de obter um diploma do Quebec ou já tenham morado ou estudado temporariamente no Quebec e que atendam as exigências da imigração e que suas profissões obtenham 12 ou 16pontos da grade de trabalhadores qualificados, podem propor suas candidaturas sem limite de vagas.
Grupo 2: Candidados que tenham diplomas do exterior e cuja as profissões alcancem 6pontos da grade d trabalhadores qualificados, que os estudos sejam equivalentes aos estudos do Quebec e que atendam as exigências da imigração poderam propor candidatura, porém no limite de 14.300 vagas no ano.
Grupo 3: Se não estão no grupo 1 e 2 não poderam se candidatar no período.


O processo do Quebec está ficando cada vez mais restrito. A maioria das pessoas que serão selecionadas agora serão as que tiverem profissão em demanda. Aquelas que já estavam próximo de enviar os documentos terão que verificar novamente as reais chances. O chato é  para aqueles que não tinham enviado antes por terem sido pegas pelas mudanças de dez/2011 e tiveram que esperar por conta das provas TCF-Q/IELTS e outras, e agora provavelmente serão pegas dnovo por essa nova mudança. As mudanças podem ocorrer a qualquer momento sem aviso previo, impactado a vida de quem vem se preparando a muito tempo, porque o processo não começa no envio dos documentos para o BIQ e sim bem antes, com pesquisas, planos, foco, cursos de línguas(francês/inglês), recusa de possibilidades profissionais, deixando de viajar pra economizar dinheiro, mudança de vida por conta do projeto de imigração.
Boa sorte para nós que entramos nessa história doida de imigração.



Fonte: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/Economie/2012/03/21/010
          http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html#groupe3

2 comentários:

  1. Isso é uma palhaçada. O que eles poderiam fazer era divulgar que os interessados no processo mandassem uma INTENÇÃO DE IMIGRAÇÃO, provando os anos de preparação em inglês... esses que enviassem essa INTENÇÃO seriam (no futuro dentro de um prazo) isentos de se enquadrar nas mudanças.
    E eu e minha esposa q ficamos 2 anos fazendo francês pra sermos pegos pela exigência das provas, nem fizemos as provas ainda e agora estamos fora??!??!?!?
    PALHAÇADA DO GOVERNO DO QUÉBEC!!!! FAZEM PALESTRAS PRA CHAMAR AS PESSOAS PRA LÁ E DEPOIS METEM ESSA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem mesmo muita gente desanimado com esse processo. A pessoa tenta se preparar da melhor forma e quando se sente de fato preparada leva um "balde de água fria". Mas se vcs se preparam tanto para chegar até aqui, não desistam. Busquem outra alternativa, mesmo que demore mais um pouco, mas não desistam dos sonhos, isso pode ser mais frustrante. O Canadá e o Quebec parece que estavam na moda, mas existem outros países que tbm aceitam imigrantes legais. Só para não perderem totalmente o francês, parece que Luxemburgo(tbm fala francês)é uma opção. Abraço e novamente, NÃO DESISTAM.

      Excluir