Páginas

terça-feira, 6 de março de 2012

Quero Ver!!! Aurora Boreal

AURORA BOREAL

O quão impressionante e inesquecível deve ser assistir esse lindo fenômeno?
É um verdadeiro show de luzes brilhantes que no inverno ilumina e colore o céu em tons de rosa, vermelho, verde, laranja, azul, amarelo, violeta. Às vezes, todas as cores da aurora boreal aparecem ao mesmo tempo enfeitando o céu.

 














Batizada assim pelo astrónomo Galileu Galiei, é Originada pelas tempestades Solares, a aurora boreal é o resultado de fortes explosões que lançam grandes quantidades de partículas electrizadas em direção à Terra.  Ao colidirem com os gases da atmosfera terrestre, começam a incandescer, formando um fantástico espectro luminoso. Acredito eu que nessa hora, aconteça uma verdadeira batalha no céu entre os átomos, elétrons, prótons, neutrons, íons, oxigênio e nitrogênio e milhões de outras partículas e moléculas da atmosfera que provocam toda essa maravilha.

Essas luzes coloridas que ficam dançando no céu negro como lindas bailarinas ou fantasmas verdes,  podem ser vista mais intensamente e frequentementes acima do Círculo Polar Ártico e principalmente nos meses de setembro, outubro, fevereiro, março e abril, onde os dias são mais curtos e as noites mais escuras. Então, os países mais propensos a nos oferecer esse espetáculo incrível são Finlândia, Noruega, Suécia, Sibéria, Rússia, Escandinávia, Groelândia, Alaska e Norte do Canadá  (territórios de Yukon e Nunavut).

Como é uma força da natureza, não da para prever quando exatamente elas contecerão. A aurora boreal adora brincar de esconde-esconde, e, muitas vezes, o vislumbre deste fenômeno luminoso é uma prova de paciência. E ainda tem-se que contar com um céu limpo sem nuvens.




 


 












Até da pra pensar em manipulação gráfica, né? Mas não são não. É a mais pura beleza da natureza criada pelo nosso Deus. E um dia, quero muito poder ver pessoalmente essa dança de luzes e cores na atmosfera. E no dia que eu ver, volto aqui para relatar as minhas impressões e emoções.



Nenhum comentário:

Postar um comentário