Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

Símbolos de lá e cá

Os símbolos nacionais do Canadá e do Quebec são influenciados por fatores naturais, históricos e aborígines.

Maple (Ácer): Árvore, cujo sua folha é símbolo maior do Canadá, retratada em sua bandeira desde 1965. Responsável por uma das maiores delícias de culinária. A seiva adocicada da árvore é fervida até se transformar num melaço, o "Maple Syrup", que subistitui o açúcar em muitas receitas. 
Castor: Animal infatigável, construindo e reconstruindo incansavelmen- te diques e cabanas, o castor tornou-se o símbolo popular do Canadá. A procura pela pele iniciamente para produção de chapéus foi importante para o desenvolvimento do interior do Canadá. Na época uma moeda foi criada e seu valor era equivalente a uma pele de castor. O primeiro selo postal do país tinha a imagem dele, também foi símbolo dos Jogos Olímpicos de verão em Montreal(1976)

Real Polícia Montada do Canadá: Maior força de segurança do país com fama internacional de melhor polícia do mundo. A única força de manutenção da ordem que, no mundo, é mandatada para aplicar a lei a nível municipal, provincial, nacional e internacional( na INTERPOL).  É responsável por uma grande amplitude de deveres, como combate ao crime comercial, falsificação, tráfico de drogas, integridade das fronteiras, crime organizado, combate ao terrorismo e segurança interna e fornece serviços de proteção para as autoridades maiores do país. Sua distinta farda é túnica vermelha, meia calça azul com faixa amarela na perna, um cinto largo de couro, cinta que atravessa o ombro, botas de montaria, chapéu largo de abas planas e luvas marrons.


Totem: é uma palavra dos índios, significa brasão de uma família ou o animal interior, que podia ser selvagem, ave ou peixe. Quando se podia, mandavam esculpir. Eram altos pilares ou postes de cedro admiravelmente trabalhados. É uma linha de animais começando com o de cima, sendo ele o mais próximo da pessoa, até o último que tem menos proximidade, porém não deixará de guiá-lo ou ajudá-lo caso necessário
Os índios tinham-no como talismã e acreditavam que velava por eles e os protegia.





Inukshuk: nome dado à estruturas ou marcos de pedra construídos por seres humanos, utilizadas por povos do região ártica da América do Norte como inuítes(esquimós), inupiat, kalaallit, yupik e outros.  Estas estruturas são encontrados do Alasca à Groenlândia.  Na base dos Inukshuk costuma-se guardar pequenas caixas com utensilios, como forma de partilhar ajuda com outros inuítes




Hóquei no gelo: criado no Canadá é o esporte preferido no país que espera nada menos que o ouro nas olimpiadas. O Canadá é maior vencedor de competições internacionais do mundo. Praticado e adorado por homens, mulheres e crianças que praticamente nascem com patins nos pés. Os uniformes com capacete, visor ou mascara de proteção, luvas e outros equipamentos em várias partes do corpo são extremamente necessários, pois é um jogo muito rápido, violento e agressivo, com movimentos constantes e desesperados cujo as tacadas podem alcançar 160km/h.



Flor de Lis: está retratada na bandeira da província do Quebec oficialmente desde 1948 e é um simbolo real das origens da França. As 3 petalas representam fé, sabedoria e valor.


Je me Souviens( eu me lembro): é o lema do Quebec. Está inscrito em pedra na fachada da Assembleia Legislativa Nacional, nas armas e nas placas de licenciamento de veículos da província. Elaborada pelo arquiteto Eugène-Étienne Taché, evoca o dever de memória em relação à história do Québec.


Íris Versicolor: adotada em 1999 como símbolo québécois, a íris simboliza a diversidade cultural do Québec devido ao fato de que são inúmeras espécies da flor e as cores estão em cada espécie em perfeita harmonia A flor emblemática também retrata a importância da bacia hídrica e das zonas úmidas para o equilíbrio da natureza.







Coruja da Neve: A coruja da neve simboliza a neve branca do inverno, o tenaz clima seminórdico e a  grande extensão territorial do Québec.


Bohomme: Já essa simpática fantasia de boneco de neve é o representante símbolo do carnaval do Quebec desde 1955. É o Embaixador da alegria dos Quebequenses e também dos Turistas. A identidade do imitador, é zelosamente guardado em segredo. A verdadeira historia não encontrei, uns dizem que foi um homem que congelou a anos atrás em quebec , uns dizem que foi um boneco de neve que criou vida, Bom, são aquelas famosas lendas...

 Já no Brasil os principais símbolos variam muito em cada região, influenciados por várias culturas diferentes , mas vou tentar mostrar os principais.


Samba: Não há dúvidas de que o samba é um dos maiores produtos da cultura nacional. Herança dos escravos, o ritmo é um dos maiores embaixadores do Brasil pelo mundo afora. Desceu da favela e ganhou o asfalto. Já o pagode foi considerado no seu início como uma nova forma de fazer o samba. O carnaval é a maior festa popular do planeta levado pelas inumeras escolas de samba pelo país. Porém ainda existe o sertanejo, forró, axé...
Gastronomia: No Brasil não da pra definir qual é a comida mais popular. Comidas tipicas é o que não falta. Da pra fazer uma viagem passando pelas feijoadas, churrascos, vatapás, acarajés, o PFs(arroz, feijão, bife e batata frita). Pasteis de feira, pizzas, baião de dois, pães de queijo, moquecas, tapiocas, lazanhas, pudins, brigadeiros, bolos, salgados, carne seca, paçocas, peixes, farofas, pamonhas, rapaduras, queijos, frutas, sopas, chimarrão e tantas outras coisas que encanta a todos nós e aos turistas.
Futebol: se no Canadá as crianças nascem com patins no Brasil é com uma bola no pé. É a paixão nacional, consegue unir ou desunir as pessoas que sentem amor pelos seus clubes de coração. O sporte das multidões é muito implogante, tem a rivalidade e a disputa. A grandes competições conseguem parar o país. Se perdem o torcedor fica bastante chateado mas não consegue deixar de amar o seu time. Em qualquer lugar consegue se fazer um campo, desde o alpendre de casa, terrenos de terra até grandes estádos. E a bola também pode ser qualquer coisa redonda, desde uma meia a uma fruta a um papel amassado. Faça chuva ou faça sol os amantes do futebol estarão lá. E não da pra entender como esse amor começa, ele simplismente acontece.

Praia e Cerveja: é a combinação perfeita, muita gente gosta da praia, é o único local mais democrático que junta as classes num só local, rico e pobre, branco e negro e se tiver uma cervejinha gelada então é a melhor coisa. O Brasil é país tropical e não teria graça se não desse pra aproveitar essas duas coisas. No verão as praias ficam lotadas, quase impossível de achar um local na areia para tomar sol. Brasil possui praias lindas e água do mar muitas vezes quentinhas.

Café com pão: é a bebida mais consumida no Brasil. Brasileiro adora sentar a mesa e degustar um pãozinho com café ou sair pra tomar um média e um pão na chapa nas padarias e bares. O café brasileiro é tão bom que é um dos produtos mais exportados para todo o mundo.

Chinelo Havaianas: quem não possui ao menos uma dessas sandálias ou muitas vezes, muitas delas? No começo era sandália de pobre, amarela com branca ou azul com branco que sempre soltava a tira. Mas com a grande publicidade e comerciais com famosos, hoje todo brasileiro adora, faz coleção, da de presente e adora receber de presente.
Se tiver esquecido algum sìmbolo importante, me desculpem...

Nenhum comentário:

Postar um comentário