Páginas

sexta-feira, 23 de março de 2012

A onda vermelha da greve estudantil

Ontem em Montreal, meio dia, sobre o sol da primavera, entre 100 e 200mil estudantes vindo de todos os lugares do Quebec  se encontraram para uma manifestação pacifica contra o aumento das taxas da educação pública, em uma atmosfera de bom humor. Tinham bandeiras e balões em mãos e rostos pintados tudo em vermelho. Começaram a andar lentamente pelas ruas ao som de músicas, chegando a alcançar 5km e andaram por mais de 1hr.
Os organizadores afirmaram  ser um “movimento histórico” e que não esperavam tantas pessoas.  Eles acreditam que a cada dia o movimento cresce mais. “É o início de uma nova fase de mobilização” disse Léo Bureau-Blouin, presidente da FECO. Varios piquet foram organizados enfrente as instituições de ensino, inclusive por estudantes do ensino médio de escolas secundarias.
A manifestação contou com o apoio inclusive de deputados  do partido da oposição e de vários familiares de estudantes, de bêbes a aposentados. Os estudantes já fazem greve a 5 semanas e cada vez mais recebem apoio de todas as classes da sociedade.
A manifestação parou em frente a prefeitura de Montreal. Os organizadores ainda discursaram. Para eles é hora de aumentar a pressão para que o governo não aumente as taxas. Os estudantes sabem que são eles a futura sociedade do quebec, e eles querem uma sociedade mais justa e igualitaria e estão certo  eles.
A multidão se dispersou por volta das 17hrs com calma e ordem. A polícia nao não relatou nenhuma pertubação. Porém eles prometem continuar com as manifestações cada vez maiores.
Varios artistas também estão em apoio aos estudantes em greve contra o aumentos das taxas da educação publica.  Fizeram um show gratuito, como deveria ser a educação, por mais de três horas, como disse o porta voz do movimento estudantil.  Cada um deles usava algo em vermelho, a cor simbolo da greve.
O que os deixam indignados é o governo  querer investir tanto dinheiro em minas e estradas para o Plano Norte enquanto fazem com que os estudantes paguem mais pelos estudos. Chegaram até mencionar a primavera arabe fazendo mensão, para que assim como o povo se juntou em alguns paises para derrubar ditadores, eles tbm devam protestar para derrubar a intenção de aumento das taxas.
Os estudantes consideram o apoio dos artistas um bom empurão para continuarem o movimento, pois vêem que não estão só na luta, sendo esses artistas pessoas públicas vistas por toda a sociedade com mais credibilidade e que dão peso a causa dos estudantes.
Porém o governo está inredutível, concorda conversar com os lideres dos movimentos, mas diz que sem o aumento, o sistema educacional ficará comprometido. O Quebec possui as taxas mais baixas de todo o país.
O mais interessante ao meu ver é que os estudantes unidos estão se manifestando sem violência da maneira que podem, de maneira justa sem agressões, pancadarias e destruições. Vamos torcer que as coisas continuem assim e que tudo se resolva da melhor maneira. Porque assim é a sociedade quebequense.
Isso é interessante saber para os futuros imigrantes que pretendem mudar de profissão e voltar a estudar quando lá chegar.



Fotos: cyberpress

Um comentário:

  1. quando a greve começou eu nao tinha opiniao formada, achava que o aumento nao seria tao significativo e que muitos estavam reclamando de *barriga cheia*. Mas estudando a situaçao a fundo e vendo os criterios dos programas de P&B e a realidade do QC, passei a apoiar o movimento. Penso nos meus filhos e quero que eles tenham uma educaçao de qualidade e acessivel.
    (filhos que ainda nem tenho!)

    gabi

    ResponderExcluir