Páginas

sexta-feira, 30 de março de 2012

E a porta fechou mesmo...para alguns

Na verdade não fechou totalmente, ainda resta uma frestinha, pois ainda se pode começar tudo novamente.
Vou explicar...O mês de março foi de fortes emoções para os futuros imigrantes do Canadá. Foram algumas declarações e muitas especulações. E a declaração do ministro sobre cancelar os processos que estavão esperando na fila se concretizou. Ou seja, quase 300mil aplicações feitas até 27 de fevereiro de 2008 feitas por trabalhadores qualificados( Skilled Worker) diretamente pelo programa Federal( excluindo os provinciais) serão cancelados. O motivo seria as mudanças nas regras feitas em 2008, o que deixaria os aplicantes anterior a 2008 não mais elegíveis. E os aplicantes posteriores a data, cerca de 160mil, ainda devem esperar de 6 a 12 meses por uma resposta.

Essa medida foi tomada como parte do orçamento Federal para 2012 lançado em 29 de março. Porém o governo reembolsará a esses aplicantes cerca de  $130 milhões das taxas pagas pelos processos.
O Canadá está ciente que essa postura pode acarretar perda na concorrência global pelas mentes brilhantes que agora preferirão ingressar na imigração de outros países.
Outras modificações previstas pelo governo incluem a reforma do sistema de pontos em que os imigrantes irão precisar agora para se qualifica para vir para o Canadá. O governo quer dar mais ênfase a jovens imigrantes que são fluentes em inglês ou francês e cujo os estudos são mais adequados para conseguir  postos de trabalho. E também reforçar o atual sistema de seleção provincial para que as províncias possam escolher os imigrantes que melhor atendam as suas necessidades. É exatamente o que o Quebec já faz vem anunciando em mudanças dos últimos meses.
O governo acredita que agindo assim, conseguirá/começará a agilizar mais os processos.Segundo ele está empenhado em reforçar o sistema de imigração para torná-lo verdadeiramente proativo, orientado, rápido e eficiente de uma maneira que vai sustentar o crescimento econômico do Canadá e gerar prosperidade para o futuro.
Como falei no começo, a frestinha ainda existe, mas é horrível para uma pessoa/famílias, verem a realização de seus desejos ficaram cada vez mais longe. É como se a pessoa tivesse juntado muito dinheiro de maneira sofrida por muito tempo pra comprar uma casa e de repente o dinheiro ser roubado. Nada impede que ele volte a juntar dinheiro para comprar a casa, mas que é uma sensação ruim, é! Agora, essas pessoas terão que se enquadrar nas novas exigências do processo.


Quanto a nós que ainda estamos no meio do processo temos um pedido:


ta legal?

ta tranquilo?

PS. Pra terminar com uma boa notícia, acabei de saber que o pedido de exames médicos do pessoal de nov/2010 estão sendo enviados...Uhhhhu


Fonte : The global and mail
                CICNews
                CTVNews

sexta-feira, 23 de março de 2012

A onda vermelha da greve estudantil

Ontem em Montreal, meio dia, sobre o sol da primavera, entre 100 e 200mil estudantes vindo de todos os lugares do Quebec  se encontraram para uma manifestação pacifica contra o aumento das taxas da educação pública, em uma atmosfera de bom humor. Tinham bandeiras e balões em mãos e rostos pintados tudo em vermelho. Começaram a andar lentamente pelas ruas ao som de músicas, chegando a alcançar 5km e andaram por mais de 1hr.
Os organizadores afirmaram  ser um “movimento histórico” e que não esperavam tantas pessoas.  Eles acreditam que a cada dia o movimento cresce mais. “É o início de uma nova fase de mobilização” disse Léo Bureau-Blouin, presidente da FECO. Varios piquet foram organizados enfrente as instituições de ensino, inclusive por estudantes do ensino médio de escolas secundarias.
A manifestação contou com o apoio inclusive de deputados  do partido da oposição e de vários familiares de estudantes, de bêbes a aposentados. Os estudantes já fazem greve a 5 semanas e cada vez mais recebem apoio de todas as classes da sociedade.
A manifestação parou em frente a prefeitura de Montreal. Os organizadores ainda discursaram. Para eles é hora de aumentar a pressão para que o governo não aumente as taxas. Os estudantes sabem que são eles a futura sociedade do quebec, e eles querem uma sociedade mais justa e igualitaria e estão certo  eles.
A multidão se dispersou por volta das 17hrs com calma e ordem. A polícia nao não relatou nenhuma pertubação. Porém eles prometem continuar com as manifestações cada vez maiores.
Varios artistas também estão em apoio aos estudantes em greve contra o aumentos das taxas da educação publica.  Fizeram um show gratuito, como deveria ser a educação, por mais de três horas, como disse o porta voz do movimento estudantil.  Cada um deles usava algo em vermelho, a cor simbolo da greve.
O que os deixam indignados é o governo  querer investir tanto dinheiro em minas e estradas para o Plano Norte enquanto fazem com que os estudantes paguem mais pelos estudos. Chegaram até mencionar a primavera arabe fazendo mensão, para que assim como o povo se juntou em alguns paises para derrubar ditadores, eles tbm devam protestar para derrubar a intenção de aumento das taxas.
Os estudantes consideram o apoio dos artistas um bom empurão para continuarem o movimento, pois vêem que não estão só na luta, sendo esses artistas pessoas públicas vistas por toda a sociedade com mais credibilidade e que dão peso a causa dos estudantes.
Porém o governo está inredutível, concorda conversar com os lideres dos movimentos, mas diz que sem o aumento, o sistema educacional ficará comprometido. O Quebec possui as taxas mais baixas de todo o país.
O mais interessante ao meu ver é que os estudantes unidos estão se manifestando sem violência da maneira que podem, de maneira justa sem agressões, pancadarias e destruições. Vamos torcer que as coisas continuem assim e que tudo se resolva da melhor maneira. Porque assim é a sociedade quebequense.
Isso é interessante saber para os futuros imigrantes que pretendem mudar de profissão e voltar a estudar quando lá chegar.



Fotos: cyberpress

quinta-feira, 22 de março de 2012

A porta está fechando...

Depois das declarações do Minístro da Imigração do Canada sobre o backlog quando disse que até poderia anular os processos que estavam em andamento, Agora vem notícias não muito boas do Quebec, pois foi anunciado o novo orçamento para 2012/13 impactando assim no processo de imigração do Quebec.


A mais leve (não limita ninguém mais mexe no bolso - o que não é bom) é sobre o aumento de 85% do valor das análises dos dossiês, que passará de 406$ CAD para 750$ CAD a partir de 1° de abril. Justificado para contratação de mais pessoal para o ministério(MICC), pois existe cerca de 85mil processos pendentes esperando análise, um trabalho de 4anos. Porém o governo quer continuar aumentando o ingresso de imigrantes(grupo 1 explicado mais abaixo) na província, para suprir o número de profissionais que estão envelhecendo e se aposentando, e será investido tbm em ajuda para integração dos imigrantes no mercado de trabalho. Lembrando que além da etapa provincial ainda existe encargos no processo federal: 550$CAD para análise e solicitação do visto + $$$(consulta e exames médicos) + 550$ CAD para emissão do visto.


A  mais pesada é sobre restrições ao número de imigrantes. Em resumo:
Grupo 1: Candidados que morem ou estudem ou estejam próximos de obter um diploma do Quebec ou já tenham morado ou estudado temporariamente no Quebec e que atendam as exigências da imigração e que suas profissões obtenham 12 ou 16pontos da grade de trabalhadores qualificados, podem propor suas candidaturas sem limite de vagas.
Grupo 2: Candidados que tenham diplomas do exterior e cuja as profissões alcancem 6pontos da grade d trabalhadores qualificados, que os estudos sejam equivalentes aos estudos do Quebec e que atendam as exigências da imigração poderam propor candidatura, porém no limite de 14.300 vagas no ano.
Grupo 3: Se não estão no grupo 1 e 2 não poderam se candidatar no período.


O processo do Quebec está ficando cada vez mais restrito. A maioria das pessoas que serão selecionadas agora serão as que tiverem profissão em demanda. Aquelas que já estavam próximo de enviar os documentos terão que verificar novamente as reais chances. O chato é  para aqueles que não tinham enviado antes por terem sido pegas pelas mudanças de dez/2011 e tiveram que esperar por conta das provas TCF-Q/IELTS e outras, e agora provavelmente serão pegas dnovo por essa nova mudança. As mudanças podem ocorrer a qualquer momento sem aviso previo, impactado a vida de quem vem se preparando a muito tempo, porque o processo não começa no envio dos documentos para o BIQ e sim bem antes, com pesquisas, planos, foco, cursos de línguas(francês/inglês), recusa de possibilidades profissionais, deixando de viajar pra economizar dinheiro, mudança de vida por conta do projeto de imigração.
Boa sorte para nós que entramos nessa história doida de imigração.



Fonte: http://www.radio-canada.ca/nouvelles/Economie/2012/03/21/010
          http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/informations/reception-demandes.html#groupe3

terça-feira, 20 de março de 2012

E-CAS

Dia 9 de março(sexta), marido recebeu um telefonema do consulado solicitando a confirmação de uma  informação do nosso processo. Pediram que ele escrevesse uma carta esclarecendo a questão e que fosse entregar na segunda. Então logo pensei, pois tinha lido a respeito em algum lugar, que logo eles pegam nos processos, geram o n° do processo no sistema( E-CAS:  Eletronic Client Application Status) para que possa ser acompanhado as etapas no site do consulado. Nós já possuiamos o n° do processo físico, pois recebi em uma carta quando dei entrada no processo pessoalmente.

Perguntei se ele tinha recebido algum email do consulado e ele respondeu que não. Na segunda fui lá entregar a carta  e a noite perguntei se ele tinha recebido email e dnovo ele respondeu não. Na terça ele recebeu e era mesmo o n° do nosso processo. E apesar de ter entregue lá no dia 01/06/2011, a data que consta como entregue é do dia 03/06/2011, mais c'est pas grave.

Ele tentou acessar umas 3x, não conseguiu e desistiu. No domingo pedi que ele me enviasse o email e logo da primeira tentativa já consegui. Não tivemos emoção nenhuma, pois sabiamos que o processo estava lá. Há algum tempo até seria legal, pois era sinal que logo viria o pedido de exames médicos, mas hoje, o processo está tão demorado que já sabemos que ainda vamos ter que esperar alguuuuns meses até chegar o visto de residente permanente.

Então é isso. Parece que as coisas estão mesmo andando, mesmo que seja a passos de tartaruga centenária.


quinta-feira, 15 de março de 2012

Se Avexe Não

Para todos que estão na espera de alguma coisa ou de alguma notícia...
Principalmente para aqueles que estão no processo de imigração do Canadá...
Sei que não é e não está nada fácil...
Um forrózinho pé de serra(meio rústico) que veio do nordeste...



Se avexe não (Se avexe pas)
Amanhã pode acontecer tudo ( Demain tout peut arriver)  
Inclusive nada (Ou encore rien)
Se avexe não (Se avexe pas)
A lagarta rasteja até o dia ( La chenille ne vole qu'au moment)
Em que cria asas (ou elle cree des ailes)
Se avexe não (Se avexe pas)
Que a burrinha da felicidade ( La bête de la joie)
Nunca se atrasa ( n'est jamais en retard)
Se avexe não ( Se avexe pas)
Amanhã ela pára na porta Da sua casa ( Demain elle s'arretera devant chez toi)
Se avexe não ( Se avexe pas)
Toda caminhada começa ( Tout les marches commencent)
No primeiro passo ( au premier pas)
A natureza não tem pressa ( La nature a son temp)
Segue seu compasso ( Elle ne court pas)
Inexoravelmente chega lá ( "inexorablement" elle arrive là bas)
Se avexe não ( Se avexe pas)
Observe quem vai subindo a ladeira ( Regarde celui que monte la montagne)
Seja princesa ou seja lavadeira ( Soit une princesse soit une femme de menage)
Pra ir mais alto vai ter que suar ( Pour monter plus haut elle doit fait des efforts)

terça-feira, 13 de março de 2012

As Regiões da Ville de Quebec

A história das regiões de Quebec vem se transformando desde 1976 com as reunificações municipais. Um novo reagrupamento aconteceu em 2002 e por último, outra em 2009, onde hoje existe em Ville de Quebec, 6 Arrondissements(distritos), cada um com suas caracteristicas específicas que se distinguem por seu ambiente sociodemográficas, e todos oferecem uma gama de serviços e diretos à população.
 
Arrondissements de Québec jusqu'au le 31 octobre 2009

 

 Arrondissements de Québec depuis 1 novembre 2009


1 - Beauport: Está situado mais ao leste da cidade, ao sudoeste segue as margens do rio Saint-Laurent até as Cataratas Montmorency. Cuidadosamente conserva vestígios de seu nascimento em sua paisagem urbana. Seus bairros históricos, contém alguns 550 edifícios de interesse histórico. A região é dividida em 5 bairros, mas somente os 2 primeiros tem nomes oficiais:

1. Quartier du Vieux-Moulin                    
2. Quartier des Chutes-Montmorency
3. Quartier du Vieux-Bourg
4. Quartier Saint-Michel
5. Quartier des Laurentides

Passear por lá é ver casas ancestrais desde os tempos da Nouvelle-France até hoje. A natureza da região também não fica para traz. É um bom lugar para se viver. Os preços dos imóveis são intermediários. A tendência é de ter apartamentos em condomínios, enquanto nos demais predominam as casas. Porém, é uma região distante do centro e dos comércios. O terreno é bastante íngreme dependendo da região específica. É uma região de altos e baixos. Para ir de um lado a outro é preciso vencer grandes declividades do terreno. A incidência de vento é intensa em qualquer lugar desses, pois é próximo ao Rio São Lourenço.

2 - Charlesbourg: Inicialmente era a terra de jesuitas. Até hoje são terras agrícolas, as fazendas são prosperas e a Rue du Vignoble ainda se impõe, são 1,4km rodeada de casas ancestrais. Pode-se visitar as vinhas de Bourg-Royal, com os mercados de vinhos e sidras. Atravessando a Rivière du Berger, o Parc des Moulins é um oásis de vegetação em áreas urbanas. Hoje possui 6 bairros, somente os 2 primeiros possuem nomes oficiais:

1. Quartier Notre-Dame-des-Laurentides
2. Quartier des Jésuites
3. l'ancienne ville d'Orsainville
4. l'ancienne municipalité de Charlesbourg-Est, aussi appelée Bourg-Royal
5. située à l'ouest du boulevard Henri-Bourassa, entre le Corridor des Cheminots au sud et le boulevard Jean-Talon au nord
6.  l'ancienne paroisse Saint-Rodrigue

Os valores dos imóveis são intermediários. É também mais afastado do centro, sendo constituídos basicamente por condomínios de apartamentos. É uma região mais baixa da cidade e a predominância de ventos é pequena.

3 - La Cité-Limoilou: compreende a parte central da cidade e a cidade velha e seu bairro histórico. Inclui os territórios da cidade alta e cidade baixa. É o centro da cidade de Quebec, com muitas organizações políticas, institucionais e econômicas. A revitalização do bairro Saint-Roch particularmente tem ajudado a atrair várias instituições, incluindo a Universidade de Quebec, a École nationale d'administration publique (da ENAP), Télé-Université, o Institut national de recherche scientifique (INRS), a escola de Artes da Universidade de Laval e várias empresas de alta tecnologia como Ubisoft e CGI. Em toda a região exite muita atividade comercial e industrial. O Tribunal de Justiça, a prefeitura e o Parlamento estão incluídos dentro das fortificações da cidade velha, não é apenas o berço da cidade, mas também a origem da Nouvelle-Françe. A cidadelas, as casas ancestrais de pedra, são lugares  históricos... rico é o patrimônio da cidade velha. Tudo isso ganhou o reconhecimento da UNESCO como a jóia do patrimônio mundial, em 1985.  Essa região é dividida em 9 bairros. Cada um tem sua história, sua arquitetura e uma identidade distintiva e corresponde a 21.85% do total da população da cidade :

1. Lairet
2. Maizerets
3. Montcalm
4. Saint-Jean-Baptiste
5. Saint-Roch
6. Saint-Sacrement
7. Saint-Sauveur
8. Vieux-Limoilou
9. Vieux-Québec–Cap-Blanc–colline Parlementaire

Até final do sec 19°, Limoilou era totalmente rural e foi incorporada a Quebec em 1909, quando as ruas passaram a ser caraterizadas pelo mesmo modo americano, por números. Possui ruas alinhadas com casas encantadoras do pós-guerra com edifícios de tijolos, de três andares, escadarias ornamentadas e galerias em ferro forjado,  belamente ajardinado, parques urbanos, edifícios resolutamente modernos e herança que remonta ao início da colônia.
Uma grande parte da vida cultural da cidade situa-se em Cité-Limoilou. Existem 13 museus, 17 salas de teatro e performance, 25 centros de interpretação, art 35 galerias, oficinas de 150 artistas, 83 organizações culturais profissionais e muito mais.A riqueza do patrimônio religioso é impressionante: 13 igrejas são classificadas "patrimônio de elevado valor" e 4 outros têm o estatuto de "monumento histórico".Cité-Limoilou também está sujeito a uma série de eventos festivos e culturais, incluindo o Festival de Verão essencial de Quebec e o Carnaval de Inverno do Quebec. O distrito tem também significativa infra-estrutura para esportes e recreação, tais como o Colisée Pepsi, o estádio municipal, o campo de Maizerets, o rinque de patinação de d'Youville local e o sítio de Pointe - para os esportes de Inverno ao ar livre. A população também é servida por vários centros de recreio onde muitas atividades são realizadas. Mais de 65 organizações de apoio comunitário e 196 agências de lazer estão abertas.Com suas pistas, seus muitos parques, a proximidade do Rio Saint-Charles, La Cité-Limoilou é um ambiente verdejante conducente a uma vida urbana saudável e vibrante.

4 - La Haute-Saint- Charles: Fica na parte superior da bacia hidrográfica do Rio Saint-Charles. No Lago Saint-Charles há  água potável para cerca de 50% da população da cidade de Quebec. Nessa região fica a reserva indígena Wendake. Os bangalôs são típicos das áreas residenciais da década de 1950 e na sequência que cercam os centros históricos e os preços dos imóveis são intermediários.  É uma região mais irregular, predominando as coxilhas com altos e baixos; a incidência de vento é moderada (afastados do Rio São Lourenço). É uma região distante do centro e dos comércios, porém, é uma região onde o turismo é significativo ao redor do rio Saint-Charles e suas trilhas. Está dividido em 5 bairros:

1. Loretteville
2. Lac-Saint-Charles
3. Des Châtels
4. Saint-Émile
5. Val-Bélair

5 - Les Rivières: É a região mais central da cidade.  Tem esse nome porque o rio Saint-Charles e dois afluentes do Rio Berger e Lorette o atravessam. Foi em 1950 que surgiram as características urbanas. Combina o passado e presente, ambientes naturais e paisagens urbanas, tranquilidade e emoção. O território tem mantido os traços do seu passado rural. Até hoje, o povo de Quebec pode descobrir grandes áreas naturais, incluindo o Parque Chauveau, Parque des Saules (Willow Park), o Parque l’Escarpement, parte do Parque linear do Rio Saint-Charles e alguns outros 50 parques. A região é dividida em 3 bairros:

1. Vanier
2. Neufchâtel-Est–Lebourgneuf
3. Duberger–Les Saules

No bairro de Lebourgneuf, especificamente sur la côte des Érables e da rua De Grandmaison, existem 15 casas e 20 prédios como granjas, estábulos e celeiros que são testemunhas da colonização do sec 18°/19°. Em Maio de 2007, este sector foi o primeiro a ser reconhecido como Patrimônio da humanidade no território da nova cidade de Quebec. A qualidade da conservação dos lugares dá ao bairro uma herança, valor arquitetônico e histórico inestimável.
Na região está o maior parque verde da cidade. Atravessado pelo rio Saint-Charles, Parque Chauveau oferece aos visitantes um ambiente natural excepcional. Suas instalações permitem a prática de diversas atividades ao ar livre e lazer. É maior do que as planícies de Abraham. Ele inclui quatro campos de futebol natural, áreas, jogos para crianças, cyclo-trilhas e trilhas de esqui cross-country. Um único no Quebec, com uma estrutura de madeira, indoor soccer. Também possui um grande parque industrial, comércial, cultural e religioso.

6 - Sainte-Foy-Sillery-Cap-Rouge: O distrito é considerado a porta de entrada para Québec, especialmente devido à presença do aeroporto e das pontes Pierre-Laporte e Quebec. Nos últimos anos experimentou um desenvolvimento empresarial e econômico forte e diversificada (shopping centers, hotéis), institucional (Universidade de Laval) e saúde. Situados as margens do rio Saint-Laurent, permitindo a prática de diversas atividades: caminhada, ciclismo, canoagem. É um bairro com habitações caras, as casas custam mais de CAD$ 1 milhão em Cap Blanc; Sillery e Ste-Foy pode-se conseguir casas razoáveis entre CAD$ 200 e 400 mil. Há uma pressão sobre a região de Sillery no sentido de ocupar o terreno com construções novas (condomínios), mas já foram feitas duas votações e a população do bairro rejeitou a ideia. O terreno nessa área é em sua maior parte plano, e fica sobre um platô. A incidência de ventos é constante durante todo o ano. Nessa área tem-se acesso fácil a centros de compras, à Universidade Laval e ao centro de formação profissional de Ste-Foy, entre outras facilidades (acesso ao centro da cidade). As linhas de ônibus mais rápidas e menor intervalo de espera passam pelo bairro, geralmente passando pelo Chemin Ste-Foy, pela Boulevard Laurier e pela Grande Alée.  Possui 7 bairros:

1. Cité-Universitaire
2. Sillery
3. Saint-Louis
4. Du Plateau
5. Pointe-de-Sainte-Foy
6. Aéroport
7. Cap-Rouge

quinta-feira, 8 de março de 2012

Será o fim do processo de imigração?

BEM ESPERAMOS QUE NÃO,

Hoje no Canadá, é noticia nos jornais, o processo de imigração, ou melhor, o backlog da imigração( a demora na finalização dos processos). Alias, esse assunto não está sendo noticia a partir de hoje, mas já vem de alguns meses.

O Ministro da Imigração Jason Kenney, disse em um discurso ontem, que tem sobre sua mesa, todas as opções para acabar com esses atrasos enormes no sistema de imigração, inclusive entre as opções, a possibilidade de anular mais de 1milhão de pedidos que estão na fila a espera de serem avaliados, dos quais, 460mil na categoria de trabalhador qualificado. Ele falou que não tomou nenhuma decisão ainda, mas está pensando em seguir o exemplo da Nova Zelândia que eliminou o seu processo de imigração em 2003.

Pelo que entendi, a quantidade de pessoas hoje, que estão a espera dos vistos, é suficientes para alcançar a meta de trabalhadores qualificados dos próximos 5anos. Porém, para que o ministro consiga eliminar os processos que estão em andamento hoje, teria que ser feita e aceita uma nova legislação.

Outra coisa que tem se mostrado, é a intenção do ministro de acelerar o processo dos recentes aplicantes a frente dos que estão esperando a 16/18/20 meses. O que tem parecido ser mesmo verdade, pois os últimos aplicantes do Brasil não reportam mais seus documentos para o Consulado em São Paulo e sim direto para o Canadá. E esses já tem recebido informações importantes como o N° de protocolo para verificar como está o andamento do processo, enquanto outros aplicantes anteriores ainda não o possui.

O ministro quer dar mais autonomia para as províncias escolherem seus próprios imigrantes, mas o Quebec já faz isso e mesmo assim não está livre da demora. Ele disse que não é justo fazer as pessoas esperarem anos, então como ele faz uma coisa dessas? Esses 1milhão de pessoas estão com suas vidas paradas esperando por algo que pode não acontecer. Realmente isso é sério, pois está mexendo com sonho de muita gente, mas vamos torcer que não se concretize.


Fonte: The Globe And Mail
               CTVNews

terça-feira, 6 de março de 2012

Quero Ver!!! Aurora Boreal

AURORA BOREAL

O quão impressionante e inesquecível deve ser assistir esse lindo fenômeno?
É um verdadeiro show de luzes brilhantes que no inverno ilumina e colore o céu em tons de rosa, vermelho, verde, laranja, azul, amarelo, violeta. Às vezes, todas as cores da aurora boreal aparecem ao mesmo tempo enfeitando o céu.

 














Batizada assim pelo astrónomo Galileu Galiei, é Originada pelas tempestades Solares, a aurora boreal é o resultado de fortes explosões que lançam grandes quantidades de partículas electrizadas em direção à Terra.  Ao colidirem com os gases da atmosfera terrestre, começam a incandescer, formando um fantástico espectro luminoso. Acredito eu que nessa hora, aconteça uma verdadeira batalha no céu entre os átomos, elétrons, prótons, neutrons, íons, oxigênio e nitrogênio e milhões de outras partículas e moléculas da atmosfera que provocam toda essa maravilha.

Essas luzes coloridas que ficam dançando no céu negro como lindas bailarinas ou fantasmas verdes,  podem ser vista mais intensamente e frequentementes acima do Círculo Polar Ártico e principalmente nos meses de setembro, outubro, fevereiro, março e abril, onde os dias são mais curtos e as noites mais escuras. Então, os países mais propensos a nos oferecer esse espetáculo incrível são Finlândia, Noruega, Suécia, Sibéria, Rússia, Escandinávia, Groelândia, Alaska e Norte do Canadá  (territórios de Yukon e Nunavut).

Como é uma força da natureza, não da para prever quando exatamente elas contecerão. A aurora boreal adora brincar de esconde-esconde, e, muitas vezes, o vislumbre deste fenômeno luminoso é uma prova de paciência. E ainda tem-se que contar com um céu limpo sem nuvens.




 


 












Até da pra pensar em manipulação gráfica, né? Mas não são não. É a mais pura beleza da natureza criada pelo nosso Deus. E um dia, quero muito poder ver pessoalmente essa dança de luzes e cores na atmosfera. E no dia que eu ver, volto aqui para relatar as minhas impressões e emoções.



quinta-feira, 1 de março de 2012

Símbolos de lá e cá

Os símbolos nacionais do Canadá e do Quebec são influenciados por fatores naturais, históricos e aborígines.

Maple (Ácer): Árvore, cujo sua folha é símbolo maior do Canadá, retratada em sua bandeira desde 1965. Responsável por uma das maiores delícias de culinária. A seiva adocicada da árvore é fervida até se transformar num melaço, o "Maple Syrup", que subistitui o açúcar em muitas receitas. 
Castor: Animal infatigável, construindo e reconstruindo incansavelmen- te diques e cabanas, o castor tornou-se o símbolo popular do Canadá. A procura pela pele iniciamente para produção de chapéus foi importante para o desenvolvimento do interior do Canadá. Na época uma moeda foi criada e seu valor era equivalente a uma pele de castor. O primeiro selo postal do país tinha a imagem dele, também foi símbolo dos Jogos Olímpicos de verão em Montreal(1976)

Real Polícia Montada do Canadá: Maior força de segurança do país com fama internacional de melhor polícia do mundo. A única força de manutenção da ordem que, no mundo, é mandatada para aplicar a lei a nível municipal, provincial, nacional e internacional( na INTERPOL).  É responsável por uma grande amplitude de deveres, como combate ao crime comercial, falsificação, tráfico de drogas, integridade das fronteiras, crime organizado, combate ao terrorismo e segurança interna e fornece serviços de proteção para as autoridades maiores do país. Sua distinta farda é túnica vermelha, meia calça azul com faixa amarela na perna, um cinto largo de couro, cinta que atravessa o ombro, botas de montaria, chapéu largo de abas planas e luvas marrons.


Totem: é uma palavra dos índios, significa brasão de uma família ou o animal interior, que podia ser selvagem, ave ou peixe. Quando se podia, mandavam esculpir. Eram altos pilares ou postes de cedro admiravelmente trabalhados. É uma linha de animais começando com o de cima, sendo ele o mais próximo da pessoa, até o último que tem menos proximidade, porém não deixará de guiá-lo ou ajudá-lo caso necessário
Os índios tinham-no como talismã e acreditavam que velava por eles e os protegia.





Inukshuk: nome dado à estruturas ou marcos de pedra construídos por seres humanos, utilizadas por povos do região ártica da América do Norte como inuítes(esquimós), inupiat, kalaallit, yupik e outros.  Estas estruturas são encontrados do Alasca à Groenlândia.  Na base dos Inukshuk costuma-se guardar pequenas caixas com utensilios, como forma de partilhar ajuda com outros inuítes




Hóquei no gelo: criado no Canadá é o esporte preferido no país que espera nada menos que o ouro nas olimpiadas. O Canadá é maior vencedor de competições internacionais do mundo. Praticado e adorado por homens, mulheres e crianças que praticamente nascem com patins nos pés. Os uniformes com capacete, visor ou mascara de proteção, luvas e outros equipamentos em várias partes do corpo são extremamente necessários, pois é um jogo muito rápido, violento e agressivo, com movimentos constantes e desesperados cujo as tacadas podem alcançar 160km/h.



Flor de Lis: está retratada na bandeira da província do Quebec oficialmente desde 1948 e é um simbolo real das origens da França. As 3 petalas representam fé, sabedoria e valor.


Je me Souviens( eu me lembro): é o lema do Quebec. Está inscrito em pedra na fachada da Assembleia Legislativa Nacional, nas armas e nas placas de licenciamento de veículos da província. Elaborada pelo arquiteto Eugène-Étienne Taché, evoca o dever de memória em relação à história do Québec.


Íris Versicolor: adotada em 1999 como símbolo québécois, a íris simboliza a diversidade cultural do Québec devido ao fato de que são inúmeras espécies da flor e as cores estão em cada espécie em perfeita harmonia A flor emblemática também retrata a importância da bacia hídrica e das zonas úmidas para o equilíbrio da natureza.







Coruja da Neve: A coruja da neve simboliza a neve branca do inverno, o tenaz clima seminórdico e a  grande extensão territorial do Québec.


Bohomme: Já essa simpática fantasia de boneco de neve é o representante símbolo do carnaval do Quebec desde 1955. É o Embaixador da alegria dos Quebequenses e também dos Turistas. A identidade do imitador, é zelosamente guardado em segredo. A verdadeira historia não encontrei, uns dizem que foi um homem que congelou a anos atrás em quebec , uns dizem que foi um boneco de neve que criou vida, Bom, são aquelas famosas lendas...

 Já no Brasil os principais símbolos variam muito em cada região, influenciados por várias culturas diferentes , mas vou tentar mostrar os principais.


Samba: Não há dúvidas de que o samba é um dos maiores produtos da cultura nacional. Herança dos escravos, o ritmo é um dos maiores embaixadores do Brasil pelo mundo afora. Desceu da favela e ganhou o asfalto. Já o pagode foi considerado no seu início como uma nova forma de fazer o samba. O carnaval é a maior festa popular do planeta levado pelas inumeras escolas de samba pelo país. Porém ainda existe o sertanejo, forró, axé...
Gastronomia: No Brasil não da pra definir qual é a comida mais popular. Comidas tipicas é o que não falta. Da pra fazer uma viagem passando pelas feijoadas, churrascos, vatapás, acarajés, o PFs(arroz, feijão, bife e batata frita). Pasteis de feira, pizzas, baião de dois, pães de queijo, moquecas, tapiocas, lazanhas, pudins, brigadeiros, bolos, salgados, carne seca, paçocas, peixes, farofas, pamonhas, rapaduras, queijos, frutas, sopas, chimarrão e tantas outras coisas que encanta a todos nós e aos turistas.
Futebol: se no Canadá as crianças nascem com patins no Brasil é com uma bola no pé. É a paixão nacional, consegue unir ou desunir as pessoas que sentem amor pelos seus clubes de coração. O sporte das multidões é muito implogante, tem a rivalidade e a disputa. A grandes competições conseguem parar o país. Se perdem o torcedor fica bastante chateado mas não consegue deixar de amar o seu time. Em qualquer lugar consegue se fazer um campo, desde o alpendre de casa, terrenos de terra até grandes estádos. E a bola também pode ser qualquer coisa redonda, desde uma meia a uma fruta a um papel amassado. Faça chuva ou faça sol os amantes do futebol estarão lá. E não da pra entender como esse amor começa, ele simplismente acontece.

Praia e Cerveja: é a combinação perfeita, muita gente gosta da praia, é o único local mais democrático que junta as classes num só local, rico e pobre, branco e negro e se tiver uma cervejinha gelada então é a melhor coisa. O Brasil é país tropical e não teria graça se não desse pra aproveitar essas duas coisas. No verão as praias ficam lotadas, quase impossível de achar um local na areia para tomar sol. Brasil possui praias lindas e água do mar muitas vezes quentinhas.

Café com pão: é a bebida mais consumida no Brasil. Brasileiro adora sentar a mesa e degustar um pãozinho com café ou sair pra tomar um média e um pão na chapa nas padarias e bares. O café brasileiro é tão bom que é um dos produtos mais exportados para todo o mundo.

Chinelo Havaianas: quem não possui ao menos uma dessas sandálias ou muitas vezes, muitas delas? No começo era sandália de pobre, amarela com branca ou azul com branco que sempre soltava a tira. Mas com a grande publicidade e comerciais com famosos, hoje todo brasileiro adora, faz coleção, da de presente e adora receber de presente.
Se tiver esquecido algum sìmbolo importante, me desculpem...